sábado, 9 de maio de 2015

Mamãe de dois

Nesse dia das mães, nada melhor do que escrever no blog mamãe Jamille. Só devo completar que mamãe Jamille de dois.
Fui filha única até os 9 anos. Se eu pedia um irmão??? Claro!! E agradeço a Deus por ter sido atendida. Mesmo com a diferença de idade, pude brincar bastante com minha irmã. E o mais gostoso é a sensação de que vc tem um alguém junto com vc, saber que vcs vão viver muitas coisas juntas. E mesmo quando crescemos, a sensação é a mesma: sabemos que vamos viver muitas coisas ainda!!!
Nícolas, meu filho mais velho, pedia um irmão desde os 3 anos. E na verdade, eu tentava desde os tres anos e pouquinho dele.  Além da vontade de reviver toda a alegria de uma gestação, ver a barriga crescendo, o bebê se mexendo, fazer o enxoval, se sentir a gordinha mais linda do mundo, seria a irmã/irmão do Nícolas!!! E isso tem um grande peso!!!. Vê-los crescer juntos, brincarem juntos, aprenderem a importância de dividir de estarem juntos no dia a dia repartindo alegrias e tristezas, conquistas e derrotas...aprenderem a dividir a atenção e amor dos pais.
Em meio a tudo isso engravidei. E Nícolas queria uma irmã. E veio uma irmã. E o que eu queria??? Sinceramente...não preferia nada. Qualquer um que viesse, menino ou menina, me deixaria feliz e realizada. O curso da vida segue como tem que seguir.
Sempre procurei inserir Nícolas na minha vida enquanto grávida. A intenção era fazê-lo compreender que Ludmilla é parte da família assim como ele. E numa total teoria, fizemos bem o trabalho.
Quando Ludmilla nasceu e Nícolas foi conhecê-la foi , pra mim,emocionante. O olhar dele pra ela, me fez compreender que valeu a pena tudo que havia passado naquele momento. E a esperança que tudo o que passaremos juntos também será visto lá na frente como grande conquista!! Mas minha sensação foi que Nícolas havia crescido de um dia para o outro. De um bebê ele passou a ser um menino, de 5 anos.
Quando viemos para casa, dentro de mim havia sempre a pergunta: será que vou conseguir  dar o amor necessário aos dois??? E essa dúvida e cobrança perdurou por muitos dias.  E porque não dizer que lá no fundo a pergunta ainda vem: será que estou conseguindo?? E não foi fácil, porque como mãe, erramos e acertamos diariamente.  Diante de tudo isso, o curso da vida continuou seguindo....e sim conseguimos dar amor aos nossos filhos. Entendo agora um pouco esse pequeno grande coração de mãe!!! Não julgo quem deseja ter um filho só. Acho que é uma escolha que leva consideração a vida vista de outro ângulo.  Mas no meu coração, tenho a absoluta certeza que fiz a escolha certa: proporcionar ao Nícolas essa amizade, esse vínculo, mesmo diante de toda a responsabilidade, incerteza, erros , acertos , alegria, cobrança e tantos outros sentimentos que envolve ser mamãe de dois!!!
Sei que vc mamãe de dois, três, quatro...já passou por isso. E não há palavras para expressar esse misto de alegria e cobrança que é cuidar de nossos filhos.  Mas a palavra que define é : vale a pena e sempre valerá!!!


Feliz dia das mães!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário