sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nícolas na escolinha!!!!

Após o último post, muitas coisas já aconteceram: mudamos de cidade, Nícolas já dorme na mini cama, já ficou de férias na casa da vovó...enfim... mudanças e crescimento que tenho , com a graça de Deus, conseguido presenciar!!Já fala muitas palavras!!!E como fala!!!E como canta!!!
Quanto a alergia, descobrimos que a dele é mais uma sensibilidade...continuamos o tratamento de retirada de alimentos que contenham leite, podendo introduzir apenas alimentos que contenham baixa quantidade de lactose.O grau dele é 3.Mas estamos indo muito bem...fizemos a abstinência total de leite,derivados e ovo durante 3 meses e agora estou, muito lentamente introduzindo tais alimentos-exceto o leite de vaca propriamente dito. Quanto ao peito, realmente, missão cumprida!!!

1º dia de aula do Nícolas.
Prestes a completar seus  2 aninhos, e por motivos que já vou explicar resolvi matricular Nícolas em uma escolinha particular. Ele está adorando!!!Matriculei para que ele possa ter contato com crianças da faixa etária dele, além de eu poder fazer estágio no período que ele está na escola afim de poder dar atenção a ele, no restante do dia.. Optei pela parte da manhã, porque ele poderia dormir mais cedo e acordar mais cedo. Uma rotina muito boa, na minha opinião. Ele adorou a escola e está se adaptando muito bem.
De uniforme...
Bem...pensar em matricular nosso bebê na escola, não foi uma tarefa tão fácil!!Eu pensei e repensei várias vezes, pensei numa escola pequena, confiável, acolhedora e que eu tivesse referência. E foi exatamente onde matriculei meu filho: um centro educacional pequeno, acolhedor próximo ao meu estágio e bem confiável. Para mim, foi e tem sido uma experiência nova...porque agora, não vejo como educadora/professora, mas com os olhos de mãe. Seu primeiro dia de aula, fiquei em quase todo momento com ele, dentro de sala de aula. Nos dias que vieram, não precisei ficar em sala de aula, mas fiquei na escola mesmo, para qualquer necessidade. A adaptação da criança varia muito,e depende de cuidado, carinho e paciência!!!! Achei, até o momento, muito bom matriculá-lo aos 2 anos de idade.Não era uma coisa que eu  pensava desde que ele nasceu...mas fui vendo e necessidade e a importância do trabalho de socialização, sem imposição...respeitando a idade do Nícolas!!!Nada forçado, tudo com amor!!!

O aniversário de 2 anos do Nícolas, será o assunto do próximo post...aguardem!!!

Bjs!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Enfim...o desmame!!!

Depois de algum tempo sem postar, venho aqui contar minha experiência total sobre desmame. Para aqueles que acompanham meu blog, viveram comigo fases que para qualquer mamãe, se torna única. Após ir retirando 
o leite materno do meu filho e ir introduzindo o LA, nos deparamos com uma situação que nunca imaginaríamos: meu filho é alérgico as proteínas do leite de vaca -APLV.Essa laregia ne manifestou uma semana após a introdução de leite e seus derivados. Percebi quando, ele começou a vomitar após cada refeição contendo leite. Levamos a pediatra, fizemos exame de sangue e foi constatado APLV. Descobrimos que ele não pode comer nada de leite animal, nem seus derivados.Outra coisa também é o ovo, por conter as mesmas proteínas do leite.Fomos a nutricionista que sugeriu entrarmos com a  soja e que eu já pensasse em terminar a amamentação, ou mudaria toda a minha alimentação. Na verdade, mudar minha alimentação, seria o de menos, pois na verdade já mudou, pois é impossível comer perto de uma criança algo que ela não possa. Mas, como ele está chegando aos seus 2 anos, seria um momento de "deixarmos "esses maravilhosos momentos guardados na lembrança.E eu já estava iniciando o desmame. Só que agora seria pra valer...uma decisão que teria que haver força de vontade.  Então resolvi encerrar por aí...Contei com ajuda da minha mãe, minha irmã, meu marido...cada um de uma forma...cada um de um jeito.
Hoje, completamos 5 dias sem peito..."com carinho sim, mamázinho não..." ou então,  "nem tem mamá....". Percebo que  a cada dia, ele sente menos falta que o anterior. Ele ainda procura, mas já balança a cabecinha de "não tem".Já entende. Pegou muito bem o leite de soja e tem se alimentado muito bem.Continua com as frutas, a comida, os sucos, a geleia, biscoitos ou de soja ou integral, pãozinho de soja ou integral, etc.Nossa preocupação agora é manter a dieta, olhar rótulos para não comprar nada que contenha leite ou traços de leite.Toma de 2 a 3 vezes ao dia mingau de soja com cremogema.
Nova fase!!!Me lembro e me lembrarei a última vez que amamentei: uma noite muito bonita, muito alegre...momento que ficará para sempre!!Valeu a pena: 1 ano, 8 meses e 23 dias!!!

O desmame não foi ideal, por que o ideal vive somente no mundo das idéias. O desmame não foi perfeito, por que onde há perfeição, eu me sinto mais imperfeita. O desmame foi tranquilo, como a lua que refletia no mar naquela noite, foi do jeito que nós juntos poderíamos fazer, e no momento em que nos sentimos capazes de enfrentar uma mudança tão fantástica como esta.
O desmame de uma criança de mais de dois anos não é como desmamar um bebê. Foi um desmame em conjunto, uma decisão em comum acordo. Quem tomou a atitude fui eu, porém, nós demos os passos juntinhos, um apoiando o outro.
Deixo assim essa fase da maternidade de gerar, gestar, parir, amamentar. Uma nova lua se apresenta para mim, brilhando imensamente. Não que eu não tenha saudades de tudo que vivi nesses anos tão intensamente, não que eu não sinta insegurança no que tenho por vir. Porém, segura de que vivi plenamente a lua que estou deixando passar...”


Te amo filho!!!!Carinho, você vai sempre encontrar mamando ou não!!!Você está crescendo e isso me deixa feliz!!!!

Obrigada Senhor porque até aqui nos ajudou!!!

sábado, 8 de outubro de 2011

E o desmame continua....

Bem, como prometido, estou postando sobre o desmame. Estou conseguindo pra valer!!Primeiramente, ser firme nas colocações na hora de mamar entendo que o primeiro passo!!E eles entendem.Aqui o lema é "carinho pode, mamazinho agora não". Nícolas está mamando no máximo 2 vezes ao dia. De preferência 1 vez ao dia (cedinho ao acordar). No decorrer do dia vou dando as refeições, frutas, sucos, biscoitos, leite e derivados do leite. No geral a dieta do Nícolas está assim:


6, 7 da manhã- peito- quantidade boa.
9, 10 da manhã- uma média de 100ml de leite com sustagem Kids. Biscoito de maizena e queijinho branco
12:12:30hrs- Almoço, sobremesa e suco.


14:30hrs: danone ou iogurte. Por vezes dou lascas de queijo branco- média de 100ml
Após soneca (por volta 16:30hrs )- Fruta


Até 19:00hrs: Janta+ fruta+suco


Pouco antes de dormir: mingau de cremogema 200ml.


Nícolas toma uma média de leite e seus derivados de 360ml a 400ml, mais o leite materno pela manhã. A pediatra falou que na idade dele a média é de 480ml á 600ml. E estamos indo!!


Claro que pretendo ir aumentando a quantidade, mas tudo isso é devagar haja vista que o desmame começou em tirar o peito a tarde e madrugada e depois pela manhã e a noite fazendo a  substituição por leite  e seus derivados.Quanto ao mucilon, Nícolas não se seu bem. Ele na verdade acabou se sentindo malFalo do de milho, pois ele gosta de vitamina que contém milho acredita? Vou tentar mais tarde, introduzí-lo novamente.Outra observação:Nícolas, toma o NINHO 1 +.


Agora aos requisitos básicos: o que mudou???


Bem Nícolas está comendo mais!!Melhorou consideravelmente a quantidade nas refeições principais.O sono está melhor. De madrugada ele ainda acorda, mas volta a dormir. Não é fácil o desmame. É preciso persistir. E com ajuda de Deus, estamos conseguindo e prosseguiremos.Terça que vem, teremos consulta. 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Um momento á parte!

Boa noite meninas!Estive viajando por algumas semanas. Confesso que foram semanas boas por um lado e difíceis por outro.Hoje venho aqui para desabafar um momento de tristeza pela morte de minha cadelinha Gota.Antes de ter filho, resolvi adotar dois cãezinhos: Pingo e Gota.Minha cadelinha morreu no sábado, após 1 semana ter ganhado seus 6 lindos filhotes!!Após uma operação de intestino e retirada do útero ela não resistiu!!Assim como os filhotes!Meu marido me contou que mesmo ela estando fraquinha, no soro e com hipotermia ela continuava a cuidar de seus filhotes, que mamavam através de L.A.Amor de mãe é inagualável!!!
Neste momento faço uma homenagem a essa cadelinha...que era bem levadinha, mas alegrava nossa vida com sua companhia, principalmente ao lado do Pingo!!SAUDADES GOTA!!Com certeza, gotas de saudade cairão dos meus olhos!!Um tributo á você!!Força, Pingo. Seguiremos em frente cuidando de você!

sábado, 27 de agosto de 2011

Desmame II

Boi dia aos leitores e leitoras do meu blog!!!Ainda estamos aqui, na luta do desmame!!!Na parte da tarde, tirei o peito (as vezes Nícolas tem umas racaidinhas....rsrsr). Começou a pegar iogurte, mas só de granola com mel. Toma yakult(mas achei que soltou um pouco o intestino) e até pede pra provar um pouquinho de leite na parte da manhã. Estamos continuando!!Não dá pra desistir!!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Recomendação de livros:


Uma leitura para se iniciar na gravidez:




Para as mamães de meninos recomendo o livro: Criando Meninos.




Sobre o sono dos nossos pequenos:

Para crianças de 0 a 1 ano (mas também fala sobre o desmame)

Para crianças de 1 a 6 anos.

Iniciando o desmame

Na última consulta constatamos Nícolas com peso ótimo!!!Então, resolvi:começaremos o desmame.O motivo maior é que fim de ano, estaremos de mudança e farei uma viagem. Já ano que vem, tenho estágios em alguns  dias na parte da tarde e desejo começar para que não haja sofrimento para meu pequeno. O planejamento(ainda que flexível)é a melhor forma de desmame. O desmame é um período nada fácil para o bebê!!!Muita paciência e perseverança. Não sou a favor de um desmame rápido. Mas gradual...Então resolvemos assim: comecei pela parte da tarde, onde acho que será mais fácil, pois Nícolas come de tudo.Quando eu ver que ele já conseguiu bem, e "pegou" pelo menos bem o iogurte, vou para parte da manhã. Depois, parte da noite. Tudo de forma gradual. Na parte da noite só comecei não deixando ele adormecer no peito.Ele mama e depois adormece com o papai(a ajuda de uma pessoa é indispensável).

E assim começamos....Até o momento, graças a Deus, tenho conseguido tirar o peito na parte da tarde. Dou iogurte, ou yakult, biscoitos, queijo branco e fruta.Hoje mesmo ele mamou de manhã e só vai mamar de noite.E ontem também foi assim. E assim vamos.

Vamos falar sobre o desmame:


Aqui temos dicas muito boas!!!!!

Volto para continuar!!!