segunda-feira, 29 de abril de 2013

Planejando o segundo filho...

    Ser mãe é se entregar a um caminho. Talvez para umas, um caminho mais trabalhoso do que prazeroso. Pra outras mais prazeroso do que trabalhoso. E aquelas que entendem ser meio a meio. Pra mim, a alegria de ver uma vida sendo gerada e ver os frutos desse caminho, compensa qualquer trabalho!!!Não que eu esteja dizendo que não dá trabalho. Filho é uma escolha pra toda vida!
 
     No lado físico, há um estudo que diz que o ideal é esperar pelo menos 18 meses para que o organismo da mulher que já teve seu primeiro filho, possa se recompor. A gravidez e o parto, modificam todo o corpo da mulher.
     No lado emocional, a pessoa tem que querer o segundo filho, ciente de que são dois...duas vidas dependentes de cuidado e amor!
     No lado financeiro, é preciso esse planejamento. Os gastos começam já na gravidez e se estendem...por muito tempo!!Rsrsr...

     Agora vamos ao lado prático: o lado emocional influi em todos os outros! Se emocionalmente a mulher e o casal se sentem preparados para gerar seu segundo filho, todo o mais se torna menos importante. E isso é uma decisão que cabe a cada um com seus prós e contras!! Não estou aqui fazendo alusão a uma gravidez sem planejamento financeiro ou físico, mas estou dizendo que cada um sabe de sua situação e onde pode chegar. A questão fisica deve ser perguntada ao médico. Já que se pretende engravidar,existe a possibilidade de consultas e exames para saber como a mulher se encontra. No lado financeiro, é claro que o mínimo de planejamento é preciso, mas sejamos realistas, se fosse tão impossível, só ricos teriam mais filhos!!

     Vários são os motivos para gerar o segundo filho. Acredito que o maior deles é a vontade de dar ao primogênito essa alegria de ter alguém pra conviver crescendo juntos.
Ao casal (e em especial a  mulher) a maravilha de gerar mais uma herança em seu ventre!  Sim esse é meu caso!! Estou planejando meu segundo filho...e peço a Deus que me ajude nesse novo tempo! O ato de gerar começa já no coração e vai se concretizar no momento que o Pai permitir!


"Estamos te esperando pra te ver chegando..
Aumenta a família 
Ai que maravilha 
Cresce junto nosso amor"

O desfralde e o adeus á chupeta.

      Esses dois assuntos são de extrema importância porque com certeza trazem para nossos pequenos, uma mudança bem grande.E para nós papais e mamães uma alegria por ver como nossos lindos estão crescendo e aprendendo bastante!!!!!

Vamos em partes:

                                                                     O DESFRALDE:

    Não estou aqui para ensinar técnicas, porque tenho certeza que nossa rede virtual nos dá dicas pra lá de especiais para esse momento!!!Estou aqui apenas para contar experiência que tive, como mamãe de primeira viagem (com um pouco da pedagogia que estudei...rsrsr).
   O principal foi a conversa. Sempre falava, perguntava,explicava, ia junto ao peniquinho...mas o que realmente ajudou foi o fato  dele (Nícolas) ter percebido a semelhança entre o peniquinho que ficava no banheiro desde quanto ele tinha 1 ano e meio com o vaso  e lugar de fazer pipi. Isso foi muito natural e no momento dele.
   Na casa da minha mãe tinha um peniquinho e na minha sogra tinha outro. Mas ele não entendia que era um peniquinho...somente o dele que ficava na minha casa . Então, quando percebemos que ele tinha isso como pensamento, deu-se início a essa fase transitória (com alguns escapes) . Agora o cocô...só no vaso grande mesmo....e isso também aconteceu de forma natural...através de conversa...e muuuuita paciencia!!!!
    Então a minha dica: perceba se a criança está pronta, converse, brinque, explique, explore e PERSISTA!!!! Outra coisa muito importante é iniciar primeiro com a visualização do peniquinho no banheiro e quando perceber que eles já estão pedindo, não ficar andando com o penico pela casa...mas ficar no BANHEIRO!!!! Fizemos assim e deu certo!!!!Nícolas foi desfraldado por volta dos 2 anos e 10 meses.O peniquinho que usei foi o da Fisher price(aquele musical que imita o vaso sanitário). O video abaixo mostra uma musica muuito bonita...ótima para esse momento!!!



                                                                  A CHUPETA:              

                                            Link do vídeo do Nícolas jogando a "bituta" fora

    Vamos considerar? A chupeta acalma né?? Nunca atrapalhou a amamentação deNícolas...mas chega uma hora que a fase oral já se foi e ela se torna um vício!!!!E quem está próxima a criança precisa perceber isso!!!Já não é mais um bebezinho, já fala, anda, foi desfraldado, vai á escola, come de tudo e até quer andar de "piquet" (skate, segundo Nícolas..rsrsrs). Então, como muita dó no coração, mas sabendo que ele já tem 3 aninhos ...resolvi: vamos dar tchau pra chupeta!!
Método: conversei primeiro e retirei da parte da manhã .Mas foi tudo muito rápido!! Até que um belo dia ele (depois das nossas longas conversas sobre brinquedos), resolvemos fazer uma troca: 2 chupetas, pelo homem Aranha e o Piloto do Imaginext!!! Ele dormiu e acordou animado para esse momento!!!E o papai e mamãe aproveitaram o momento!! Para ficar mais bonito, levamos Nicolas as margens do Rio Uruguai (numa vista linda da ponte Brasil e Argentina) e como ele adora jogar as pedrinhas no Rio, o papai amarrou uma pedrinha em cada "bituta" e Nicolas fez o restante...jogou e  até deu tchauzinho!!!!
   A pergunta é:ele pergunta por ela?? As vezes, mas não chora. E vamos levando na esportiva...com carinho e conversa a gente chega lá!!!!!! Já chegamos!!!



segunda-feira, 1 de abril de 2013

E o tempo passa rápido!!

  O tempo passa voando. As crianças crescem e quando vamos ver estamos nos recordando de tantas coisas maravilhosas!!Essa semana me deparei vendo as ultras do meu pequeno!!!Quanta saudades!!Vasculhando meu blog percebi que não falei sobre o segundo aniversário do Nícolas. Então aproveitei pra juntar o de dois e três aninhos.
 


  Como Nícolas entrou na escolinha com 2 anos, não pude deixar de comemorar seu aniversário lá. Além de uma festa pra família é claro!!Penso que não adianta gastar rios de dinheiro em casa de festas. Respeito profundamente que o faz, mas prefiro fazer algo significativo pra ele e pra gente. O de dois aninhos foi do Patati Patatá, em um sítio com piscina. Arrumamos o lugar para o parabéns e tivemos um dia de muito calor, diversão, piscina, almoço e festejo com a família!!!!Mesmo porque para meu pequeno alguns itens de aniversário são totalmente dispensáveis devido a sua alergia as proteínas do leite!!! A gente vai se adaptando!!!
    Para completar, fizemos também o aniversário na escola. Lindo ver sua socialização e alegria ao lado dos coleguinhas as tias!!!!!Lindo de se ver!!!!Lindo se viver!!!!


     O aniversário de três anos do Nícolas foi em plena a mudança!!!Nícolas com apenas 3 anos já se mudou duas vezes.Estávamos na cidade nova, ainda no hotel, sem carro (devido a um acidente que sofremos nada grave todos bem...), mas já adaptado na sua nova escola , novos colegas e com as profes tchê!!!!!Isso mesmo Rio Grande do Su sua morada a partir do três aninhosl!!!!! O aniversário foi muito lindo...embalado pelos Power Rangers a febre do momento de Nícolas!!!Até convidamos os amigos que também estão nessa fase de mudança que conhecemos no hotel!!!


   E o crescimento continua...e continua...gracas a Deus!!!

  

quarta-feira, 27 de junho de 2012

E pra sempre... e sempre é muito tempo!!!!

"Não há muito o que dizer, talvez os gestos digam mais...
O aperto, o cuidado, o beijo, o abraço ...
Meu principe, meu menino...
Meu raio de sol que ilumina o meu dia a dia...
Faria mil canções, mil poemas de vida e jamais conseguiria falar tudo que sinto...
Meu amor é muito grande e puro, minha alegria em ter você não cabe em letras e mesmo que eu tentasse, não conseguiria...
Nada se compara, nada se iguala a esta força de luz que seus olhos irradiam em minha poesia.
Eu te amo meu bebê...
Confirmo todas promessas feitas lá atrás...
Eu vou te amar, te cuidar, te proteger enquanto existir vida em mim.
Zelarei por todos os seus sonhos, rirei com seus sorrisos, secarei suas lágrimas, segurarei em suas mãozinhas...Estarei contigo sempre... e sempre é muito tempo !"
 

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Nícolas na escolinha!!!!

Após o último post, muitas coisas já aconteceram: mudamos de cidade, Nícolas já dorme na mini cama, já ficou de férias na casa da vovó...enfim... mudanças e crescimento que tenho , com a graça de Deus, conseguido presenciar!!Já fala muitas palavras!!!E como fala!!!E como canta!!!
Quanto a alergia, descobrimos que a dele é mais uma sensibilidade...continuamos o tratamento de retirada de alimentos que contenham leite, podendo introduzir apenas alimentos que contenham baixa quantidade de lactose.O grau dele é 3.Mas estamos indo muito bem...fizemos a abstinência total de leite,derivados e ovo durante 3 meses e agora estou, muito lentamente introduzindo tais alimentos-exceto o leite de vaca propriamente dito. Quanto ao peito, realmente, missão cumprida!!!

1º dia de aula do Nícolas.
Prestes a completar seus  2 aninhos, e por motivos que já vou explicar resolvi matricular Nícolas em uma escolinha particular. Ele está adorando!!!Matriculei para que ele possa ter contato com crianças da faixa etária dele, além de eu poder fazer estágio no período que ele está na escola afim de poder dar atenção a ele, no restante do dia.. Optei pela parte da manhã, porque ele poderia dormir mais cedo e acordar mais cedo. Uma rotina muito boa, na minha opinião. Ele adorou a escola e está se adaptando muito bem.
De uniforme...
Bem...pensar em matricular nosso bebê na escola, não foi uma tarefa tão fácil!!Eu pensei e repensei várias vezes, pensei numa escola pequena, confiável, acolhedora e que eu tivesse referência. E foi exatamente onde matriculei meu filho: um centro educacional pequeno, acolhedor próximo ao meu estágio e bem confiável. Para mim, foi e tem sido uma experiência nova...porque agora, não vejo como educadora/professora, mas com os olhos de mãe. Seu primeiro dia de aula, fiquei em quase todo momento com ele, dentro de sala de aula. Nos dias que vieram, não precisei ficar em sala de aula, mas fiquei na escola mesmo, para qualquer necessidade. A adaptação da criança varia muito,e depende de cuidado, carinho e paciência!!!! Achei, até o momento, muito bom matriculá-lo aos 2 anos de idade.Não era uma coisa que eu  pensava desde que ele nasceu...mas fui vendo e necessidade e a importância do trabalho de socialização, sem imposição...respeitando a idade do Nícolas!!!Nada forçado, tudo com amor!!!

O aniversário de 2 anos do Nícolas, será o assunto do próximo post...aguardem!!!

Bjs!!!

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Enfim...o desmame!!!

Depois de algum tempo sem postar, venho aqui contar minha experiência total sobre desmame. Para aqueles que acompanham meu blog, viveram comigo fases que para qualquer mamãe, se torna única. Após ir retirando 
o leite materno do meu filho e ir introduzindo o LA, nos deparamos com uma situação que nunca imaginaríamos: meu filho é alérgico as proteínas do leite de vaca -APLV.Essa laregia ne manifestou uma semana após a introdução de leite e seus derivados. Percebi quando, ele começou a vomitar após cada refeição contendo leite. Levamos a pediatra, fizemos exame de sangue e foi constatado APLV. Descobrimos que ele não pode comer nada de leite animal, nem seus derivados.Outra coisa também é o ovo, por conter as mesmas proteínas do leite.Fomos a nutricionista que sugeriu entrarmos com a  soja e que eu já pensasse em terminar a amamentação, ou mudaria toda a minha alimentação. Na verdade, mudar minha alimentação, seria o de menos, pois na verdade já mudou, pois é impossível comer perto de uma criança algo que ela não possa. Mas, como ele está chegando aos seus 2 anos, seria um momento de "deixarmos "esses maravilhosos momentos guardados na lembrança.E eu já estava iniciando o desmame. Só que agora seria pra valer...uma decisão que teria que haver força de vontade.  Então resolvi encerrar por aí...Contei com ajuda da minha mãe, minha irmã, meu marido...cada um de uma forma...cada um de um jeito.
Hoje, completamos 5 dias sem peito..."com carinho sim, mamázinho não..." ou então,  "nem tem mamá....". Percebo que  a cada dia, ele sente menos falta que o anterior. Ele ainda procura, mas já balança a cabecinha de "não tem".Já entende. Pegou muito bem o leite de soja e tem se alimentado muito bem.Continua com as frutas, a comida, os sucos, a geleia, biscoitos ou de soja ou integral, pãozinho de soja ou integral, etc.Nossa preocupação agora é manter a dieta, olhar rótulos para não comprar nada que contenha leite ou traços de leite.Toma de 2 a 3 vezes ao dia mingau de soja com cremogema.
Nova fase!!!Me lembro e me lembrarei a última vez que amamentei: uma noite muito bonita, muito alegre...momento que ficará para sempre!!Valeu a pena: 1 ano, 8 meses e 23 dias!!!

O desmame não foi ideal, por que o ideal vive somente no mundo das idéias. O desmame não foi perfeito, por que onde há perfeição, eu me sinto mais imperfeita. O desmame foi tranquilo, como a lua que refletia no mar naquela noite, foi do jeito que nós juntos poderíamos fazer, e no momento em que nos sentimos capazes de enfrentar uma mudança tão fantástica como esta.
O desmame de uma criança de mais de dois anos não é como desmamar um bebê. Foi um desmame em conjunto, uma decisão em comum acordo. Quem tomou a atitude fui eu, porém, nós demos os passos juntinhos, um apoiando o outro.
Deixo assim essa fase da maternidade de gerar, gestar, parir, amamentar. Uma nova lua se apresenta para mim, brilhando imensamente. Não que eu não tenha saudades de tudo que vivi nesses anos tão intensamente, não que eu não sinta insegurança no que tenho por vir. Porém, segura de que vivi plenamente a lua que estou deixando passar...”


Te amo filho!!!!Carinho, você vai sempre encontrar mamando ou não!!!Você está crescendo e isso me deixa feliz!!!!

Obrigada Senhor porque até aqui nos ajudou!!!

sábado, 8 de outubro de 2011

E o desmame continua....

Bem, como prometido, estou postando sobre o desmame. Estou conseguindo pra valer!!Primeiramente, ser firme nas colocações na hora de mamar entendo que o primeiro passo!!E eles entendem.Aqui o lema é "carinho pode, mamazinho agora não". Nícolas está mamando no máximo 2 vezes ao dia. De preferência 1 vez ao dia (cedinho ao acordar). No decorrer do dia vou dando as refeições, frutas, sucos, biscoitos, leite e derivados do leite. No geral a dieta do Nícolas está assim:


6, 7 da manhã- peito- quantidade boa.
9, 10 da manhã- uma média de 100ml de leite com sustagem Kids. Biscoito de maizena e queijinho branco
12:12:30hrs- Almoço, sobremesa e suco.


14:30hrs: danone ou iogurte. Por vezes dou lascas de queijo branco- média de 100ml
Após soneca (por volta 16:30hrs )- Fruta


Até 19:00hrs: Janta+ fruta+suco


Pouco antes de dormir: mingau de cremogema 200ml.


Nícolas toma uma média de leite e seus derivados de 360ml a 400ml, mais o leite materno pela manhã. A pediatra falou que na idade dele a média é de 480ml á 600ml. E estamos indo!!


Claro que pretendo ir aumentando a quantidade, mas tudo isso é devagar haja vista que o desmame começou em tirar o peito a tarde e madrugada e depois pela manhã e a noite fazendo a  substituição por leite  e seus derivados.Quanto ao mucilon, Nícolas não se seu bem. Ele na verdade acabou se sentindo malFalo do de milho, pois ele gosta de vitamina que contém milho acredita? Vou tentar mais tarde, introduzí-lo novamente.Outra observação:Nícolas, toma o NINHO 1 +.


Agora aos requisitos básicos: o que mudou???


Bem Nícolas está comendo mais!!Melhorou consideravelmente a quantidade nas refeições principais.O sono está melhor. De madrugada ele ainda acorda, mas volta a dormir. Não é fácil o desmame. É preciso persistir. E com ajuda de Deus, estamos conseguindo e prosseguiremos.Terça que vem, teremos consulta.