segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Alimentação Complementar

A partir dos 6 meses começamos a alimentação complementar. No início parece tudo difícil...fazer uma alimentação balanceada, com variedades, de frutas, legumes e verduras, mas acredite na sua intuição de mãe!!Na primeira semana iniciei o suquinho e frutinha.Só na terceira semana iniciei a papinha salgada no almoço. E com 7 meses, lá estava Nícolas: almoçando, jantando, tomando suquinho e comendo frutinha!!!Ele pegou melhor as frutas. Demorou um pouco para pegar a papinha salgada.Mas pegou tudo!!!Hoje Nícolas não é de comer grande quantidade...mas procuro variar sua alimentação.E come tudo...O leite artificial, ele ainda não pegou...até prova...mas tomar mesmo, nada!!Já tentei tudo...cremogema, mucilon, farinha láctea ,nescau, sustagem... e nada!!!Rsrsrsrsrsrsr.

A alimentação complementar é algo que vai acontecendo de forma gradual. As vezes a gente fica um pouco nervosa...pensando o bebê não vai pegar...mas é só ir tentando e não desistir. Um pouco aqui, um pouco ali e tudo acaba certo!!!
Uma observação que tenho a fazer é que neste momento é importante ver o ferro.Se seu bebê já toma...ótimo. Se não, é importante perguntar ao pediatra, assim como a ingestão de vitamina A (encerramento do medicamento) quanto a vitamina C.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Receitinhas pra você....

Receita de menino
Junte duas colheres de sorriso com duas xícaras de gargalhada. Vá mexendo e acrescente cheiro de terra molhada misturada com cheiro de chicle de bola. Acrescente ainda muito chocolate, um pouco de castelinhos de areia, três pirulitos de uva e um caminhãozinho de imaginação.

Deixe descansar em baixo de um pé de manga e junte aos poucos a fidelidade de um cãozinho, a rapidez de um beija-flor, a esperteza de um golfinho. E, claro, não podem faltar todas as cores do arco-íris, uma caixinha inteira de band-aids e uma bacia cheia de pipoca.

Não se esqueça de juntar a sabedoria de um monge (claro, os meninos sempre sabem de tudo) com uma pitadinha de impaciência, uma dor de barriga passageira e muita, muita amizade, que deve ser acrescentada aos poucos, logo depois de um punhado de sonho e um prato fundo de criatividade.

Não podem ser esquecidos o pião, a pipa, a bicicleta e um par de chuteiras, pois meninos não se tornam meninos de verdade sem estes ingredientes.

Por fim, junte o gostinho da vitória em uma final de campeonato, com a maravilhosa sensação de um abraço apertado.

Pronto! Assim são feitos os meninos.



Eu ainda não tenho uma menina...se Deus assim permitir, um dia terei uma...senão continuarei na receita de menininho...rsrsrsr!!!Mas de qualquer forma, já tenho uma menininha...uma irmãzinha pra lá de filhinha.Só não fui eu quem fiz, né???Hahahahaha!!! 
 O mais importante é que tenham muita saúde e continuem fazendo nossa casa um lugar de alegria e sorrisos...ah...de chorinhos tb de vez em quando...rsrsrsr.Aí vai a receita de menina!!!




Receita de menina


Para se fazer uma menina, toma-se uma xícara de felicidade, dois botões azuis, pétalas de rosa, um pouco de glacê, um punhadinho de areia, três conchinhas róseas, uma colherada de imaginação. Acrescenta-se também um pouquinho de sal, muito açúcar e mel, uma casquinha de sorvete, o dengo de um gatinho novo e três gotinhas de perfume.

Não esquecer de um espelhinho prateado, pois antes de tudo uma menina é mulher, e logicamente vaidosa.

É importante acrescentar uma borboleta amarela, muita inocência e um dedinho com band-aid.

Recolha com cuidado uma gotinha de orvalho, o brilho de uma jóia, todos os matizes de um quadro de Renoir, uma pitada de sonho e muito carinho.

Consiga um pouquinho daquela brisa que sopra do mar, uma colherinha da luz das estrelas, um sorriso inesperado, o ruído de uma onda na praia e deixe tudo isso ao luar.

Misture tudo e acrescente muita ternura e amor, um pouco de teimosia e muita curiosidade, uma lágrima e duas asinhas de beija-flor.

É assim que são feitas as meninas.




quarta-feira, 13 de julho de 2011

Amamentação:um momento inesquecível!

O primeiro passo para uma amamentação eficaz é o querer!!E eu queria muito!!!Não estou querendo dizer que quem não conseguiu amamentar não quis...sei que existem fatores adversos a nossa vontade. Mas tenho certeza de uma coisa: se a pessoa coloca empecilhos e não quer, realmente não vai conseguir. Isso porque no começo, é um pouco doloroso.É uma alegria e emoção muito grande, mas também é doloroso.Graças a Deus, meus seios não racharam...cuidei deles durante a gravidez. Procurava não passar óleo ou hidratante no bico e esfregava uma buchinha ou a toalha no mesmo.Mas mesmo assim as sugadas, nas primeiras semanas fazem com que o seio fique dolorido, formando uma casquinha que ao longo das semanas vai saindo.Nosso primeiro contato de amamentação (Nícolas e eu), foi 13 horas após o nascimento dele.Como expliquei, Nícolas nasceu com taquipneia transitória e teve que ficar na incubadora. Na parte da tarde, foi retirado um pouco de colostro e colocado no copinho, mas o momento de sucção, foi mais anoitinha. Quantas fotos!!!Minha mãe ficou emocionada!!!Meu marido também!!!Todos os familiares presentes pediram pra ver!!!
Depois disso...meu "bezerrinho"não parou mais!!!Confesso que haviam momentos que eu imaginava que se eu desse mamadeira, saciaria mais a fome dele!!!Pura mentira!!Eu tinha muito leite e ele mamava por prazer: além da fome era o contato que ele queria!!!
Amamentei exclusivamente até os 6 meses e vale a pena!!!É certo que o vínculo afetivo parece que triplica...é eles viram uns "agarradinhos"...mas vale muito a pena!!!Com 6 meses iniciei a alimentação complementar...e hoje, Nícolas tem 1 ano e 5 meses a ainda mama...até prova um pouco de leite de vaca e soja...mas só o peito mesmo pra ele mamar com vontade!!!Hoje ele come de tudo...e mama muito de deixar!!
Estou aqui para contar minha experiencia e dar a você ,mãe, força e auxílio nessa jornada!!!Continue a amamentação!!!
E a você mãe que não pode amamentar, seu amor é tão grande quanto!!!

"AMAMENTAR:UM ATO DE AMOR...É NATURAL E  VALE A PENA!!!"
PARA VOCÊ LEITE, PARA SEU FILHO VIDA!!!!

LEVANTE ESSA BANDEIRA!!!!!


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Amamentação I

Nícolas:fruto que o Senhor nos deu...


  Como passei bem durante minha gravidez, PN e PC seriam opções para mim.Confesso que no início tinha o maior receio da dor do PN, mas aos poucos, fui compreendendo que poderia ter um bom PN. Por sua vez, entendia que, se necessário fosse uma cesárea, por motivos inúmeros, tb me esforçaria para uma boa recuperação. Minha posição sempre foi considerar os dois e acima de tudo, o benefício por eles apresentados tanto para mim quanto para o meu bebê Nícolas. Nas minhas orações, pedia a Deus que me direcionasse para o melhor, e que se possível, me ajudasse a ter um PN maravilhosos, ou se preciso, uma cesárea tb maravilhosa!!
Desde sábado dia 06 de fevereiro, eu estava me sentindo estranha. Pequenas cólicas, pequenas contrações, dorzinha na bacia...mas tudo controlável. Dia 08 de fevereiro, foi meu aniversário e não via a hora de ganhar meu bebê. No dia 08 pela madrugada, fui ao banheiro e pronto....meu tampão começou a sair. Voltei a dormir, quando minhas contrações aumentaram. Fomos para o hospital, eu, meu esposo, minha irmã e minha mãe.Pra mim, foi algo maravilhoso, pois entendia que se , naquele momento fosse preciso uma cesárea, Nícolas estava me avisando que estava chegando a hora!!!Tinha muito medo de fazer uma cesárea antes do tempo do meu filho (mas tb sei que as vezes há uma necessidade.). Como minha médica estava de plantão em outra cidade, a médica que me atendeu e conhece minha obstetra, fez o toque e como viu que eu não estava com dilatação, me aplicou buscopam, para esperar até sexta, dia que minha cesárea inicialmente estava marcada. Inclusive, pensávamos que nem teria dilatação. Saí dia 10 do hospital, com pedido de repouso e buscopam.

Dia 11, pela manhã, minha médica chegou na cidade. Eu estava meio preocupada, pois embora eu estivesse com contração, não havia dilatado nada e meu colo estava lá atrás. Na minha consulta pela manhã, ela percebeu que minhas contrações estavam bem regulares..e eu estava com 1,5 de dilatação. Nessa altura , eu já não sentia dor nas contrações, devido a medicação de buscopam que havia ingerido.Minha médica me falou que se eu começasse a sentir dores, pra eu procurá-la, ela estava de plantão em um outro hospital. Reafirmou que minha cesárea estava marcada para o dia seguinte. Disse tb que se eu sentisse dores, que como ela estaria de plantão, tentaríamos o parto normal.Fui para casa, almocei...mas com muito receio, pois minha Go disse que não garantia que eu conseguiria esperar até sexta, devido as contrações.Ela tb me disse que se meu plano cobrisse, ela achava que eu deveria me internar naquela tarde no hospital que ela estava de plantão.Cheguei em casa e enquanto eu almoçava, meu esposo tentava resolver com meu plano que não permitiu essa internação.
  Foi um dia estressante!!!Mais tarde, comecei a sentir dores e fomos a Unimed, onde minha cesárea estava marcada. Lá não havia obstetra de plantão... me disseram que iam me internar lá e esperar pela minha Go. Como sabia que seria impossível minha Go chegar naquela noite devido ao seu plantão, foi emitido pelo clínico geral de plantão da Unimed um encaminhamento de transferência para o hospital onde minha médica estava!!!Que vitória!!!
  Chegando lá, quase que o quarto já havia sido ocupado (na verdade, até havia, mas o hospital teve que fazer algo, pois minha Go já havia avisado sobre minha internação).Fiz o toque...já estava com 3 de dilatação e poucas dores nas contrações, embora elas estivessem presentes. Fui internada e lá estava eu, com meu esposo e minha mãe no quarto, enquanto começava a indução do meu parto.
A medida que as contrações aumentavam, as dores tb!!!Eu sentava, levantava, andava, deitava,chorava, virava para o lado esquerdo, conversava, perguntava... e de tempo em tempo minha Go voltava para ver como eu estava e fazer o toque!!!!Foi uma dor e tanta!!! Me recordo que chegou um momento que a dor era tanta que eu dizia: “isso não é pra mim!!!Chama A Dra Ana, quero uma cesárea!!!!” Mas, graças a Deus, fomos caminhando até o fim...minha dilatação estava indo bem, minhas contrações idem...
Mais ou menos ás 4:00hs da manhã, minha Go fez o último toque dentro do meu quarto...e fomos para a sala de pré-parto!!!Lá eu estava com 7cm de dilatação e enfermeira me preparava. Lá eu pensava que seria bem rápido... Mais nada!!!As dores ali foram tremendas!!!Eu comecei a contar, a cantar...a reclamar...e meu esposo e minha mãe ao meu lado ouvindo tudo e em todo tempo me animando A enfermeira começou a conversar comigo...dizendo que eu estava indo bem, me contando casos de parto normal e sua ótima recuperação, mas nada parava aquela dor!!!Chegou um momento que falei:”chama a dra!!!”Porém ,ela já estava 
vindo. Me recordo que ela fez o toque e acenou para a enfermeira!!!
   Havia chegado a hora!!!Fomos para a sala de parto!!!Meu esposo arrumou a máquina, colocou a roupa, me despedi da minha mãe que ficou na expectativa, depois de 7 horas e meia de trabalho de parto. Me recordo de deitar naquela cama, colocar minhas pernas e ver a dra Ana fazer os procedimentos necessários.Naquele momento ela falou com a enfermeira:”agora o soro precisa estar com tudo”. E lá foi a enfermeira me aplicar o soro. Minhas contrações simplesmente eram constantes e uma dor que só foi aliviada com a anestesia (pois foi feita a episiotomia). Naquele momento, só ouvia: “faz força Jamille!!!!” Ela eu estava fazendo uma grande força. Ouvi tb: “pra baixo, a força precisa ser pra baixo e não na garganta!!!”.Eu sentia minhas forças acabando...embora lutasse para não perdê-la!!!Colocaram oxigênio em mim, pois realmente eu estava exausta!!!Sentia meu bebê saindo e embora não estivesse vendo, é como se na minha mente tudo que estava acontecendo eu pudesse ver!!! De repente ouvi um gemidinho, o mais lindo que já ouvi na vida...e um chorinho contido, pois Nícolas tb estava cansadinho!!!Levaram para os procedimentos necessários...e o puseram no meu colo: aquele olhar eu nunca mais vou esquecer!!!Ele me olhou de uma forma tão linda, tão sincera...como se estivesse me agradecendo e ao mesmo tempo admirando aquele momento sublime!!!Só me lembrei de dizer: “Seja bem vindo meu filho, Deus te abençoe, viu!!!!” Nunca imaginei o quanto valia dizer a palavra filho!!!! O meu coração só sabia sentir a palavra eu te amo!!!Foi bem rapidinho o momento dele comigo, pois eles os levaram para a incubadora!!!Aquele choro contido de repente, se manifestou em um choro alto!!! Tudo foi em questão de minutos...mas foram os minutos que eu viveria novamente!!!


Nícolas precisou ficar na incubadora por algumas horas pois, sua respiração estava ofegante, nasceu com taquipnéia transitória do recém-nascido. Minha recuperação foi ótima!!!Vale a pena o parto normal embora as dores sejam muito grandes!!! Minha oração é que a cada dia ele cresça em graça e sabedoria. Graças a Deus tive (e tenho) bastante leite!!!Reservarei um outro post para falar em amamentação. E agradeço a Deus pois tudo que meu coração pediu, foi feito, da forma dele e do jeito dele!!!
                
                                 
 Quero deixar aqui, registrado, minha gratidão ao meu Deus que me ajudou desde sempre!!!!
     Ao meu esposo, por esse presente que junto plantamos!!!!Nícolas é nossa maior realização!!!

     A minha mãe que foi uma grande ajudadora, vivendo e se alegrando com esse momento!!! Minha maninha que mesmo nova, viveu comigo esse momento tb, meu pai que veio rapidamente pra conhecer o netinho...enfim, TODA MINHA FAMÍLIA, que se alegrou com esse momento!!! 






                           

Esperando a vida chegar...

Entre uma palavra e outra postada no blog: um chorinho, um sorriso, uma birrinha...um pedido de mamar!!!Maternidade é isso!!!Que alegria!!!
Vou começar a postar sobre minha gestação ...





Bem, começar a falar do parto sem falar da minha gravidez é perder uma parte importantíssima desse momento único. Minha gravidez foi uma  “surpresa planejada”. Isso porque queríamos muito, mas só não sabíamos qual o melhor momento.Eu e meu 
esposo iríamos nos mudar novamente e eu tinha muito receio de qual cidade nós iríamos.O receio era só esse, pois a imensa vontade era maior!!Coloquei diante do Senhor!!!Depois de um exame de sangue, uma ultra e um exame de farmácia NEGATIVOS,na verdade falsos-negativos, percebemos: aquele havia sido o melhor momento. Descobri-la foi um misto de alegria e receios.Graças a Deus foi uma gravidez abençoada, senti tudo e vivi tudo o que poderia e deveria. Cada trimestre, cada preocupação, cada detalhe...foi emocionante!! Quando descobri que era um menino, foi uma experiência nova e maravilhosa e meu coração começou a sonhar...Na verdade, Deus me mostrou que seria um menino em um sonho, uma semana antes da ultra.Tanto a médica que todo mês eu fazia ultra quanto minha obstetra, são pessoas ótimas!!!Com amor pelo que fazem!!
 
   

Um pouquinho de mim...

Ao lerem meu perfil, é possível conhecer um pouco de mim...

Resolvi entitular o blog de"Mamãe Jamille de Oliveira", para também podermos falar sobre esse momento da vida que é tão único: a maternidade.

Sempre me considerei uma pessoa sonhadora e lutadora.Tive uma adolescência e juventude muito boa, com pais maravilhosos... Sempre me educaram no bom caminho.Como disse me converti ao evangelho com 12 anos, e isso nos me faz  entender o quanto o Pai me ama antes mesmo da fundação !!!!Antes disso, não éramos cristãos-protestantes, mas entendo que a sabedoria para educar nossos filhos, vem de Deus!!!!É só buscá-lo!!!!Tenho uma irmã linda...é minha "filhinha" também!!!!!Temos 10 anos de diferença... Família é a base para nossos acertos e o exemplo para nossas mudanças!!Amo minha família com um todo.










FOTOS COM MEUS PAIS E MINHA IRMà



No decorrer da minha vida decobri dois ministérios, que vejo como um talento: o louvor e o trabalho com crianças. Além disso fiz o curso normal e estou cursando Pedagogia, pois gosto de trabalhar com a educação.

Sempre sonhei em me casar e ter filhos. Comecei a namorar no ano de 2001. Nos casamos em 2005. Acreditem, meu primeiro namorado!!Nossa história realmente foi algo lindo. Uma vez, ouvi alguém dizer:" há uma vírgula antes de conhecer meu esposo". E é verdade!!!A história da vida continua após o casamento.São duas etapas. O antes e o depois!!Por isso vejo a importância de esperarmos em Deus...não por uma pessoa perfeita,ou por um casamento sem qualquer problema, mas por uma pessoa que complete aquilo que falta em você!!!
                                                           


E a maternidade????

Isso será um próximo passo!!!Até a próxima postagem!!!